segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Pré história do surf- Chicão Brasileiro


Ao contrário do que eu mesmo pensava, o surf não começou no Arpoador.
Existem relatos de gente pegando ondas em Copacabana, lá pelo Posto 4, com umas pranchas de madeira, ocas, enormes, pesadas, tinham até tampa pra tirar água de dentro.
Isto lá pelos anos 50.
Existe também o registro de Raimundo Castro Maia, usando uma prancha nos anos 30, em frente ao Copacabana Palace. Só que não temos fotos.
Parece que tudo começou com um artigo na Revista Mecânica Popular, americana, que ensinava a fazer uma prancha de madeira, provavelmente o mesmo artigo que influenciou os caras lá de Santos a fazerem pranchas.
Parece que o surf foi indo pro Marimbás, onde os caras da caça submarina se reuniam, e de lá passou pro Arpoador, onde explodiu, devido ao caldeirão cultural que era, cheio de gringos, artistas.

Agora, com certeza havia um movimento de surf mais organizado em SP do que a gente imagina, vejam esta foto, tirada em Ubatuba/SP, em 1930.
Deve ser uma destas pranchas de madeira oca.

Este cara foi certamente um dos primeiros surfistas no Brasil.

Francisco Brasileiro, mais conhecido como Chicão Brasileiro, sogro da Patricia Young.

Foi escritor, poeta, sertanista e membro da Academia Brasileira de Letras.

Um comentário:

Kadu disse...

Parabéns pelo blog, estava faltando um legendary surfers nacional. Da uma olhada na história do surf em Wavetoon http://wavetoon.blogspot.com/search/label/03%20O%20PASSADO%20EM%20WAVETOON

abraço
George Martins