quinta-feira, 4 de setembro de 2008

GALERA da FAMA

Vieram me pedir ajuda para fazer um livro sobre a história do surf.
Ao falar dos caras que criaram a cultura surf, lembrei da falta que faz um Hall of Fame do Surf brasileiro (até no nome a gente copia, né? Que tal GALERIA DA FAMA?) Ou Galera da FAMA?
O surf começou como uma brincadeira, hoje é o segundo esporte mais praticado no Brasil e a garotada não conhece seus ícones.
O mercado deve isto a seus criadores.
eu acho que unindo as estórias dos ícones, podemos traçar a história do esporte.
Eu gostaria de ver esta história contada da maneira correta.
Sem bairrismo babaca, o surf é de todos, não existe esta de começou aqui ou começou ali.
Ele começou em todos os lugares e em algum momento as estórias se entrelaçaram.
Estamos aqui pra contar todas as estórias, do Rio, de SP, do Sul e do Norte.
No Rio, o surf começa de veradade no Arpoador, com Arduíno Colasanti, e uma turma de caras da caça submarina.
Tudo bem, teve uns caras antes em Copacabana, mas galera praticando, foi no Arpoador.
Eram mais pescadores que surfistas, mas começaram o esporte assim mesmo.
Isto foi antes do meu tempo, nem morava perto do Arpoador ainda. Época das madeirites.
Depois veio uma geração mais próxima, os primeiros surfistas de verdade, a era de ouro do Arpoador. As primeiras pranchas importadas.
Mário Bração, Geraldo, Persegue, Almir, Betinho, Fernanda, Maria Helena, Barriga, Ciro, Domeneque.
Um monte de gente, todos mais velhos que eu, os deuses do meu Olimpo.
Foi quando me mudei pro Posto 6, perto do Arpoador, e comecei a frequentar, pelas beiradas, esta turma.
Tem muita gente, mas alguns são ícones,
se a gente ligar suas estórias, vamos contar a história do surf .
Ai vai minha lista, do Rio:


Arduíno Colassanti- simbolo da primeira turma.

Peter Troy-primeiro cara a surfar com técnica.

Mário Bração-Foi dos primeiros shapers brasileiros.

Coronel Parreira- montou uma fábrica em sua mansão em São Conrado, com fabricação de blocos e tudo. Eu conheci o Gordon Clark lá. Clark Foam!

Betinho- o melhor surfista brasileiro de todos os tempos.

Penho- o cara mais modificador do surf brasileiro, trouxe a primeira miniboard pro Brasil. Mudou tudo da noite para o dia. Até hoje tenho arrepios ao lembrar desta prancha.

Maraca- ao voltar do Havai, trouxe um surf novo. Naquela época, ir ao Havai era como reencarnar. E ele reencarnou!

Vanderbill- o shaper mais reconhecido mundialmente. Chegou a mandar no Havai.

Petit- nem prancha tinha, mas tinha o maior talento e era único.

PePe- primeiro cara a ser respeitado de igual pra igual pelos gringos.

Tito Rosemberg-trouxe as técnicas de fabricação de prancha e uma escrava americana!

Rico- transformou uma paixão em negócio para muitos.

Tem vários outros, é claro, mas acho que estes não podem faltar em nenhuma lista.
Os outros, deixo pra vcs!

Enquanto está quase todo mundo vivo, é uma boa oportunidade para homenagear estes caras, que são a alma de nosso esporte.
Não sei bem com fazê-lo, mas gostaria de ver a Tal galeria da fama, quem tiver idéias e opiniões, é só falar.
Não acho impossível conseguir um patrocínio para isto. Conto com sugestões!

7 comentários:

Eduardo Borgerth Teixeira disse...

O comentário sobre o Maraca é uma Pérola....muito engraçado mesmo; alias acho que o Maraca está sempre renascendo; um amigo que tem sempre uma novidade e um projeto interessante na cabeça.

Serra disse...

Alo Kaneca, vc esta esquecendo muita gente nessa sua galeria.
Os pioneiros do surf em saquarema por exemplo fomos nos eu e Russel os primeiros a surfar sem ninguem nas ondas. Quando dormimos dentro do meu jeep e fomos parar na delegacia no dia seguinte, era a fama dos surfistas.
Não pode esquecer tambem da fundação de federação e o primeiro campeonato que foi quando conseguimos liberar o Arpoador.Na federação estavam Ylen Ker, Barriga, eu e outros que não eram surfistas e tambem tem muitas outras estorias dos "moleques" ( Maraca, Rico, Betinho,Bocão, etc...)que ficavam no meio das ondas.Achei muito bom este site, mas eu acho que tem que ter as historias com as informações certas.

livio disse...

Arduino, jorgePaulo,Serra,Penho,Braçao,irenci,Ciro,
persegue,tito,eduardo,fernanda, maria helena, maraca,piui(brandt),almir, ricardo klein andrias,betinho,paulinho,fabio kerr,carlosmudinho,ceceu, rico,targão,pauletti,galinha,wady,wanderbilt, russel, rato,zeca mendingo proença,otavio e fabio pacheco,betão, bocão,ianzinho,isso, saba, helmo,relson gracie ( CAMPEÃO ),kadinho, tico,domenech, friedman,caulil, lipe,andré pitzalis, henrique shulemburg,renan pitangui, gustavo carreira,petit,pepê,larry, fedoca,mucio,nilton,magno,nelsom machado, parreiras, claro tantos outros que juntos marcaram a historia do surf do rio de janeiro e clara do SURF brasileiro,participei destas diferentes gerações, surfando e guardando momentos desta historia do nosso surf, com centenas de momentos de grande relevo para quem surfou nestes primórdios de nosso surf.
Coloquei os nomes em minúscula, pois por si só são nomes maisculos na historia do SURF. Para os antigos o arpoador, não seria o arpoador sem o BAIXINHO o rei da paçoca e da pipoca.
Um abraço a todos
Livio Bruni Junior

livio disse...

Relembrando, Pudica, moisés ( Cruz Credo )geraldo,para, adolfinho gentil, mario papinha, meus amigos de jacaré no posto cinco, Mario e Paulo rebechi, aley, miçari
um grande abraço
livio

livio disse...

ando outros amigos do sutf, Marcos Berenguer,larry,lipe dilong,george prietaman,waldir vargas,fred dorey,valério,marcelo peninha
um forte abraço
livio

China disse...

ae caneca blz?...aqui eh o china que pinta as pranchas brasil afora...gostei muito do seu blog e acho que vc devia tmb falar sobre as estorias do air brush no brasil e no hawaii...tem muita gente boa por ae e que ainda estão no mercado ok? ....visite meu blog ..www.chinairbrush2010.blogspot.com

Viviane disse...

ADOREII!!! Eu fiquei apaixonada por cada estória e uma vontade imensa de conhecer cada um deles, inclusive vc. Sou casada com o Eduardo Duca, um dos filhos do Roberto Valério no Surf e estavámos curtindo cada trecho. O Duca de surfista profissional, virou profissional do surf e eu o acompanho nesta area. Obrigada por nos dar este presente. Uma boa leitura, uma viagem no mundo do surf!