terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Lendas do Sul- Alemão Caio




























Por Cris Engler




" O mais importante do surf é a diversão, o esporte, o contato com a natureza, o mar, deslizando na onda, o mar passando por cima da tua cabeça, pegando um tubo, essa sempre foi para mim a maior diversão". Alemão Caio


A praia da Guarita, em Torres foi o berço do surf no Rio Grande do Sul, lá surgiram os primeiros nomes do surf gaúcho, e Caio Chaves Barcellos, o Alemão Caio, é um destes nomes que começou as suas manobras naquela bela praia do litoral norte do estado.

Ainda menino, Caio já gostava de pegar jacaré e "cortar" as ondas com as planondas de isopor. A planonda era a grande sensação daqueles verões de 66/67, na praia da Guarita. As crianças pintavam, forravam com tecidos coloridos, colocavam quilhas, era a diversão da garotada.

No verão de 1968, com 11 anos, Caio ganhou a primeira prancha de surf de presente de Klaus e Jorge Johannpeter, a prancha era enorme, uma das primeiras São Conrado, devia ter uns 12 pés, mono-quilha, na época era tudo mono-quilha, pesada pra caramba, para carregar precisava de uns quatro guris que mal conseguiam aguentar o peso. O pai, Pedro Chaves Barcellos pagou contrariado 200 cruzeiros aos irmãos Johannpeter, porque não queria que o filho pegasse ondas.
Foi ai, que Caio começou a pegar gosto pelo surf, na mesma época que Roberto Bins Junior, Lale, Alizinho, Marco Antônio Silva (filho do Dirceu Silva), Paulinho e Mico Sefton, o Mico era menor, o próprio pessoal mais velho, Jorge, Klaus e Fritz johannpeter, Fernando Sefton e Valdemar Bier, foi ali que começou, onde se formou o que hoje todo mundo chama de galera, se formou ali um tipo de família, que no final de semana se reuniam, pai, mãe, filhos, primos e amigos, era uma turma enorme, tudo muito diferente. Caio relembra "O surf era clássico, mais free surf, o real espírito do esporte, que é ir à praia, ficar pegando ondas com os amigos em um lugar bom, curtindo tranqüilo". E assim se passavam os dias na Guarita, todo mundo se conhecia.
"As melhores lembranças é de poder ter vivido e passado por aquela época". Finaliza Caio.
fotos: Caio Campeonato de surf Gaúcho Guarita/ Torres Fotógrafo Neni Ribeiro
Caio no Hawaii arquivo pessoal
Caio campeonato gaucho de surf Torres Guarita fotógrafo Vitor Teixeira

217 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 217 de 217
Anônimo disse...

Zeca Bezerra era mega gente boa, falo do Rio e o conhecia muito bem.

Kareen Martinato disse...

Hummm... tanto preconceito contra esta geração surfe do RS e contra os mais favorecidos economicamente me parece é inveja e recalque. Sou desta geração e convivi com esta galera em Torres e, com todo respeito, na minha opinião a suposta arrogância e prepotência que alguns aqui erroneamente alegam nada mais é do que afetação, baixa auto estima, um sentimento de frustração perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem.
Quanto ao Alemão Caio, a contribuição dele ao surf é fato, e contra fatos não há argumentos. Em relação ao crime que cometeu, está preso e a condenação será pesada. Este crime chocou profundamente a todos os que conviveram com o Caio e com o Zeca, por que éramos todos amigos e a vida deles tomou um rumo incompreensível e inaceitável, deixando todos nós atônitos e abalados para sempre. Finalmente, vale lembrar que NINGUÉM está livre de ter um familiar muito próximo (filho, pai...) seriamente comprometido pelas drogas e que cometa um ato insano desta natureza.

Anônimo disse...

Vocês só sabem criticar eu conheci o caio gente muito humilde e bacana. A mulher ninguém fala nada gostava d largar charmem. E foi dar logo pro amigo d infância dele ela perdeu o primeiro marido a policia matou o segundo o caio foi preso o terceiro morreu e aí? Galera d critica me ter o pau nos outros é bom. Sem mais.....

Anônimo disse...

Alemao caio legend sem mais

Anônimo disse...

E o alemão Caio continua preso. Ele trabalha dentro do presídio de osório, onde está preso desde 2011. Ele limpa bosta de cachorro. Faz a Limpeza dos canis do presídio.Que final de carreira, hein ? Deve ir a juri em breve, e, com certeza vai continuar preso por alguns anos...

Lu Sousa disse...

Pena ele não aceitar o fim do casamento
e matar o Zeca...

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/05/um-ano-depois-acusado-de-morte-no-litoral-do-rs-aguarda-julgamento.html

Unknown disse...

Cadeia pra ele.....se matou hoje esse babaca!

Anônimo disse...

Fim da linha... o alemão se matou na cadeia.

Marcelo disse...

Caraca, quanto rancor nos comentários, é uma pena que as redes sociais viraram isto, local para as pessoas extravasarem suas opiniões sem rancor algum, opiniões cheias de ódio e frustração pessoal, lamento que as pessoas com opinião moderada saiam das redes e os perfeitos idiotas permaneçam.
Procurei este espaço porque o rapaz se suicidou, apenas por isto, procurando opiniões a respeito.
O mundo está repleto de rótulos e odio, mas a esperança permanece, que o bom senso um dia volte.
Abraço a todos!!!!

Anônimo disse...

fica com Deus e encontre a paz....

Beto ogro disse...

Uma pena esse fim. Conheci pessoalmente o alemão caio...espero que la "do outro lado" , ele encontre o zeca e acertem essa tragédia como amigos que um dia ja foram...

Anônimo disse...

o Alemão Caio , foram bon tempos que pasei com ele nos anos 75 , 76, uma pena.tudo...

Unknown disse...

O lobisomem sabe exatamente p quem aparece! Esse marginal éra um merda! Só se metia com quem sabia q podia, baita de um otário, filho de papai de merda! Comigo nunca se criou esse otário!

Unknown disse...

Kkkkk, o meu nome tá aí, é só ele colar lá. Osss

Unknown disse...

Geração do surf é no RJ, arpoador, etc... Malibu, relson gracie, rickson, Pepê, friedman etc.... O resto é merda! Éram todos uns merdas! E ainda ficam lambendo e lembrando dessas bostas!

Anônimo disse...

Eu tenho registro!

Anônimo disse...

Eu tenho registro!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 217 de 217   Recentes› Mais recentes»