segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Lendas da Bahia- Zé Alberto Catarino



vamos falar de um dos primeiros ídolos baianos, José Alberto Catarino, sem dúvida o surfista mais habilidoso da bahia na década de 1970.
Zé começou a surfar na praia do barravento, de peito e madeirite, como a maioria dos pioneiros baianos.
Em 1967 testou seu primeiro pranchão no farol da barra ,uma São Conrado que veio do Rio.
Antes de começar a surfar Zé não se lembra de nenhum outro surfista, só os irmãos Muller passando com pranchas em cima do carro.
Durante quase uma década ele dividiu com Alex Cunha Guedes as honras de melhor surfista da bahia.
Seus parceiros eram jorge e almir moraes, alex, ze valter, ernane, nazareno, tourão e muitos outros.
Em 1970 viajou com almir e jorge até Saquarema onde surfaram ondas incriveis e descobriram que no sul era necessário roupa de borracha, coisa impensável na Bahia.
Em 1971 fez o segundo surfari, sendo responsável pelos menores.
Junto com alex, ze valter, braulinho, guelez, ernane e alemão descobriram as ondas do sul, na praia da guarda, imbituba, joaquina e começaram o intercâmbio com a galera do rio, carlos mudinho, ze mudo, maraca ,gatão, iso, e outros.
ze alberto se tornou piloto de testes das pranchas Haty ,que dominaram o mercado baiano. Depois virou sócio da marca na mudança para o rio de janeiro, onde virou JL.
ze sempre foi um inovador e tentava nas pranchas haty todo tipo de novidades , inclusive biquilhas, triquilhas e 5 quilhas testadas no início da década de 70 por ele e braulinho.
Zé foi o maior idolo da minha geração, pois reunia tudo que nós queríamos ser:
era universitário, namorava as meninas mais bonitas, tinha os carros mais modernos, morava em uma das casas mais bonitas e ainda por cima era o melhor e mais atualizado surfista da sua geração.

um grande abraço e muito aloha,

Lapo


3 comentários:

Anônimo disse...

Mário Cabral Filho

Grande José Alberto, a quanto tempo que nós não nos vemos. Saudade dos velhos e bons tempos.
Estamos tentando nos reunir, Nazareno, esta fazendo este esforço e convidando a velha turma do nosso bom Surf que virou surfe, horrível.

Um grande abraço, Mário

Jorge disse...

Meu falecido tio que era amigo dos Lopes me falou uma vez que o Ronaldo irmão do Pepe já tinha morrido,mas como foi que aconteceu ? Abraços

Luiz S. Folgueira disse...

Catarino,

Era assim que os mais novos que começavam a surfar na década de 70, o chamavam.
Lembro do seu surf as poucas vêzes que surfavamos no mesmo espaço, no Aerocllube, cedo, 5:30h.
Sei que em um blog, o espaço é curto para se lembrar de tantas memórias. Na época eu morava na Pituba, e sempre havia uma certa rivalidade entre a Barra e a Pituba. Talvez por isso, o Alex Cunha Guedes tivesse a preferência local, surfava mais por lá.
Haviam outros, mais novos, como Menandro, Popó, Carlão (Moraes) e Maurício Abubakir, este último consegue viver dos sonhos e viver do surf.
Acompanhei a saída da Hati, a criação da Hidra, da Musa, Arco-Íris (hoje Quebra-Coco, acompanhei Kaneca dando aulas de shape na Musa, e muitos outros fatos.
Fiquei feliz de encontrar um espaço, mesmo que pequeno, sobre o surf baiano (apesar de ser conhecido como paulista).
Valeram as lembranças...

Luiz S. Folgueira (Paulista)