sábado, 9 de maio de 2009

Lendas do Rio-Irencyr Beltrão-As madeirites









Irencyr Beltrão, o Barriga, me contou tantas estórias que merece um capítulo á parte do blog.
Vou começar pelas madeirites.
O Barriga fez as primeiras madeirites.
Segundo ele, nos anos 50 existia no Arpoador uma turma que usava umas pranchas muito interessantes.
Em lugar nenhum se fazia Surf com pé de pato e uma prancha de madeira maciça, com 2,5cm de espessura, feita de réguas de 15cm de madeira macho e fêmea, retangular e o bico envergado do tamanho de uma porta, 2,20cm de comprimento por 50cm de largura, em baixo uma quilha comprida de 60cm por 5cm de altura.
Eram chamadas de porta de igreja. A foto do Arduíno é com uma.

Quem construiu estas pranchas foi o LUIS VITAL (o Bisão) engenheiro e pescador submarino, que deu 5 ou 6 pro pessoal do Arpoador usar nos dias de ondas fortes, quando não dava pra pescar de mergulho.

Os melhores surfistas desta época eram o Gilberto Laport, Jorge Americano (Jorge Paulo Lemman) e Paulinho Macumba entre outros poucos.
Naquela época a maioria dos Surfistas vinham da pesca submarina, todos citados acima eram bons de mergulho, o Bruno Hermany foi bicampeão mundial de pesca submarina, e o Barriga foi campeão sul americano.
Daí uma intimidade com o mar que fez com que estes caras pegassem ondas enormes, terceira lage do Arpoador, Baixio de Copacabana.
Curioso que a origem do surf no Arpoador foi uma alternativa pra quando o mar estivesse grande demais pra pescar.

Ronaldo Mentira ganhou este apelido porque disse que pegou uma onda tão grande no Baixio de Copacabana que deu pra ver a Lagoa Rodrigo de Freitas....

Em 1958 Barriga ganhou uma das últimas porta de igreja do Paulinho Macumba (Paulo Bebiano), e começou a surfar nela. A prancha é a da foto do alto, no Arpoador.
Elas foram quebrando e ninguém sabia fazer novas.

Em 1959 Barriga foi na Ilha do Governador ver uma lancha e conversando com o construtor, surgiu a idéia de fazer um prancha mais resistente do que a porta de igreja.
A partir das informações dadas pelo Moacyr, o construtor naval, ele desenhou a primeira prancha de compensado Naval, a primeira madeirite, já com aparência de prancha de surf, bico e rabeta mais arredondados, quilha com borda de ataque e borda de fuga.

O Moacyr falou pra comprarem compensado, eles compraram uma folha grossa e cortaram pra fazer 3 pranchas, mas quando chegaram na Ilha descobriram que tinha que ser 3 folhas de compensado fino, pra dar a curva de fundo.
Começaram tudo de novo, e foi assim que fizeram as 3 primeiras madeirites do Arpoador.

O resto é história.
A serraria da Ilha virou referência, todo mundo ia fazer suas pranchas com seu Moacyr , ou na Francisco Otaviano, mas estas eram piores.
A próxima estória do Irencyr é das pranchas de fibra feitas com o Peter Troy.

Estes caras tiveram o privilégio de ter vivido numa época de descobertas.

fotos: Arduíno e Paulinho Macumba surfando de porta de igreja, Edgar de madeirite e pé de pato na mão, saindo dágua.
Jorge Paulo Lemman, Barriga, Arduíno e Mucio Palma no Pontão do Arpoador, de madeirite.




.

3 comentários:

Origem Retratos e Relatos do Surf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Origem Retratos e Relatos do Surf disse...

Irencyr, tenho várias fotos tuas em Torres com a Maria Helena, os dois julgando os campeonatos na areia com prancheta na mão, fazendo anotações e observando o mar.
Mais em frente publicarei.
Abraço e obrigado novamente!
Cris

Origem Retratos e Relatos do Surf disse...

Parabéns pelo post, me trouxe muitas informações importantes sobre a história do surf, com detalhes que fazem a diferença. Agradeço ao irencyr e ao Marcelo pelo belo presente.
Aloha
Cris Engler