sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lendas do Rio-André Pitzalis


André foi dos maiores surfistas de sua geração, um cara de personalidade forte, cativante.
Foi protagonista de um dos primeiros anúncios de TV focando o surf, da Pepsi se não me engano, pegando altas ondas em Saquarema.
Era um cara despojado, bem largadão, uma vez, chegando no Hawaii da California, sem prancha como sempre, pegou uma emprestada em Haleiwa, os caras não o conheciam, deram uma daquelas guns antigas que ficam na praia.
Ele arrepiou tanto dentro dágua que quando saiu, já tinha prancha da Budweiser pra ele, patrocínio de cervejas no kiosque, e uma legião de fans.
Este era o André, amigo do peito.
Quando vi esta foto, junto com o Pipi, que também já se foi, bateu uma emoção forte, e lembrei, que na última vez que nos vimos, ele namorava a Rose de Primo.
Isto já é razão suficiente pra estar no Lendas.
Saudades André.

13 comentários:

Anônimo disse...

Kaneca ,
Muito bom o seu site , e a ideia genial de reservar um espaço para as lendas do surf Carioca e Brasileiro.
Hoje eu li sobre o Mario Bração, que eu admiro muito desde que o conheci aqui na pedra Bonita em São Conrado.
Surfa com muito estilo, e é uma figura interessante de muito valor para o nosso adorado esporte.
Aloha Mario !
Abraços,
Gui Gama

Unknown disse...

Surfista com um estilo dos mais bonitos que já vi. Irreverente, festeiro,alto astral...
Foi um grande amigo na alegria e na patifaria. Estava sempre em casa com a Rose de Primo, sua namorada no início dos anos 80.Perdemos o contato em 84 quando me casei e fui pra Santos. Retornei em 91 e nos reencontramos, mas já em outro contexto. Saudades meu amigo!!
Linda matéria...parabéns kaneca!
Grande abraço,
Wady Mansur

livio disse...

Kaneca, a proposito do comercial do André Pitzalis, foi para o guaraná Antartica, lançando a nova garrafa, foi produzido por a minha cia a Universo filmes e ficou muito maneiro, cheio de fusões e uma onda sensacional
Abraços
Livio

gianfranco disse...

Quem viu Andre esculachando no quebra-mar sabe, os locais na época éramos nos, cruzava com ele no quebra, pepino canto esquerdo, Arpex, Ele goofy curtia muito esses picos, e tu sabe, o bom surfista na epoca tinha que gostar da night, ali rolava os louros da personalidade do Surfista, quem surfa bem, dança bem tb, a night era os outros 50%..pegamos a entrada da coca no high society, artistas, musicos e expoentes degladiavam por ser o que eramos jah naturalmente..corajosos, dai se foram andre, petit, pipi dentre outros, nao por usarem o produto, mas sim por dividirem suas personalidades com outros grupos..realmente viraram lendas, sinto falta da coragem deles, pois eh.. vlw caneca.

Anônimo disse...

O Andre e o Pipi foram amigos meus da antiga Montenegro, mtas sds deles, me chamavam na época de Paulo Presença, rs... , tinha o Proença...rss... mas é isso, uma pena!

Paulo Carvalho.

Anônimo disse...

O Andre e o Pipi foram amigos meus da antiga Montenegro, mtas sds deles, me chamavam na época de Paulo Presença, rs... , tinha o Proença...rss... mas é isso, uma pena!

Paulo Carvalho.

Paulo Costa disse...

Andre Pitzalis. é uma lenda realmente, curtimos muitas ondas juntos, estudamos na mesma sala durante anos, e saiamos direto da sala de aula para o mar todo dia, epoca inesquecível.. Mas gente cade o MOURA, nao soube mas dele, inseparável, aonde viamos o Andre tava o Moura por perto... Precisamos de noticias.
Da Costa

Unknown disse...

André Pitzalis foi um cara muito legal. Além do comercial que o Livio produziu, ele foi um dos primeiro GO (gentil organizateur) do Mediterranee no Brasil, precedeu o Pepê no lance de fast food na Praia,
trabalhou com turismo nos EUA. Tinha um melhor amigo, o Moura, e vários amigos do peito. Eu fui um destes, e, a despeito do vacilo de nos privar de sua verve expontânea e arrebatadora, continua presente no cenário de minha memória como um ser humano que enriqueceu o planeta.

Nino Achcar disse...

Conhecia o André desde a época em que "pegávamos em pé" em planondas(pranchas de isopor da época)no arpoador junto com uma boa turminha que tinha o Robertinho "Crioulo"como referência devido ao seu talento no surf de isopor e simpatia. estou falando dos idos entre 1969/70 antes da muito melhor prancha de isopor "Copacabana" e do Pier de Ipanema começar a dar ondas boas. Ainda tinha a pelada no pátio do Ed.Monet Manet na Rua Francisco Otaviano. Alguns anos depois o André se tornou um dos melhores surfistas do país,ótimo "tube rider" e um dos mais belos estilos de surf. Saudações ao grande "Pitz" !!!

Nino Achcar disse...

O Ronaldo "Pipi"(ao fundo na foto) conheci através de seu efervescente irmão o destemido e arrojado "Pepê". Conheci toda a família pois morávamos no mesmo quarteirão e ocasionalmente eu ia à residência dêles. Anos adiante todos nos tornamos surfistas e Ronaldo se tornou bom no esporte apesar de não ter a facilidade natural de seu já célebre irmão o "Pepê". "Pipi"se esforçou e progrediu enfrentando uma constante e suponho incômoda comparação a seu talentosíssimo irmão. Ronaldo "Pipi" faleceu jovem. Com razoável constância eu recordo o amigo. Saudações a Ronaldo "Pipi" !!!

Nino Achcar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nino Achcar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

meu padrasto!