


Por Cris Engler
" O mais importante do surf é a diversão, o esporte, o contato com a natureza, o mar, deslizando na onda, o mar passando por cima da tua cabeça, pegando um tubo, essa sempre foi para mim a maior diversão". Alemão Caio
A praia da Guarita, em Torres foi o berço do surf no Rio Grande do Sul, lá surgiram os primeiros nomes do surf gaúcho, e Caio Chaves Barcellos, o Alemão Caio, é um destes nomes que começou as suas manobras naquela bela praia do litoral norte do estado.
Ainda menino, Caio já gostava de pegar jacaré e "cortar" as ondas com as planondas de isopor. A planonda era a grande sensação daqueles verões de 66/67, na praia da Guarita. As crianças pintavam, forravam com tecidos coloridos, colocavam quilhas, era a diversão da garotada.
No verão de 1968, com 11 anos, Caio ganhou a primeira prancha de surf de presente de Klaus e Jorge Johannpeter, a prancha era enorme, uma das primeiras São Conrado, devia ter uns 12 pés, mono-quilha, na época era tudo mono-quilha, pesada pra caramba, para carregar precisava de uns quatro guris que mal conseguiam aguentar o peso. O pai, Pedro Chaves Barcellos pagou contrariado 200 cruzeiros aos irmãos Johannpeter, porque não queria que o filho pegasse ondas.
Foi ai, que Caio começou a pegar gosto pelo surf, na mesma época que Roberto Bins Junior, Lale, Alizinho, Marco Antônio Silva (filho do Dirceu Silva), Paulinho e Mico Sefton, o Mico era menor, o próprio pessoal mais velho, Jorge, Klaus e Fritz johannpeter, Fernando Sefton e Valdemar Bier, foi ali que começou, onde se formou o que hoje todo mundo chama de galera, se formou ali um tipo de família, que no final de semana se reuniam, pai, mãe, filhos, primos e amigos, era uma turma enorme, tudo muito diferente. Caio relembra "O surf era clássico, mais free surf, o real espírito do esporte, que é ir à praia, ficar pegando ondas com os amigos em um lugar bom, curtindo tranqüilo". E assim se passavam os dias na Guarita, todo mundo se conhecia.
"As melhores lembranças é de poder ter vivido e passado por aquela época". Finaliza Caio.
fotos: Caio Campeonato de surf Gaúcho Guarita/ Torres Fotógrafo Neni Ribeiro
Caio no Hawaii arquivo pessoal
Caio campeonato gaucho de surf Torres Guarita fotógrafo Vitor Teixeira
Caio no Hawaii arquivo pessoal
Caio campeonato gaucho de surf Torres Guarita fotógrafo Vitor Teixeira